fevereiro 04, 2007

O primeiro referendo sobre o aborto em Portugal foi realizado a 28 de junho de 1998, tendo a pergunta sido:

  • - "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas 10 primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

Os resultados foram os seguintes:

  • Abstenção: 68,00%
  • Votantes: 32,00%
  • Não: 1356754 (50,07%)
  • Sim: 1308130 (48,28%)
  • Votos em branco: 29057 (1,07%)
  • Votos nulos: 15562 (0,57%)
o segundo referendo foi marcado pelo Presidente da República para o dia 11 de fevereiro de 2007. O referendo vai ter a seguinte pergunta, exactamente igual á primeira:

p.s. a coisa mais estúpida que ouvi nos últimos tempos, é que só as mulheres é que deviam votar, que é uma decisão somente delas.

NO COMMENT !!!!!!!

13¸.·´¯`·.¸><((((º>

At 4/2/07 23:55, Blogger Dayana said...

Oi Pedro, o meu nome e Dayana, sou argentina e entrei no seu blog por casualidade (faço viagems virtuais pelo ciberespaço com a opçao Next blog do Blogger, e engraçado!).
Eu gostaria de opinar do seu post porque eu acho que o tema do aborto a muito complexo.
Olha, minha mae quasi faz um aborto quando ela se enterou que estava gravida de mim, entao eu opino como menina que foi un aborto frustrado. Ela nao era nem pobre, nem jovem (tinha 34 anos nese momento) nem era mae solteira porque estava namorando com o meu pai. Seu problema era que ela nao queria ter uma criança, entao queria mata-la. Felizmente o meu pai nao permitiú que ela fizese o aborto (alem disso na Argentina ainda é ilegal, mas si você tem os recursos pode faze-lo de modo seguro, como si fosse num hospital), e eu nascí e agora sou uma jovem de 26 anos, feliz e consciente de que ainda nao quero filhos por isso faço todo pra prevenir a gravidez mas, si acontecer que eu fico gravida, bom, nao mataría ao pobre menino pra me seguir divirtendo sin ter nenhuma complicaçao nem responsabilidade na vida.
Alem disso, outra coisa que me pàrece importante e que como un filho se faz de dois, um homem tambem deberia ter o dereito de decidir abortar o menino ¿o no? ¿por que uma mulher pode decidir sobre o seu corpo/seu filho e o homem nao? ¿nao e a criança tao filho dela como sou? ¿Entao? Si a lei a igual pra os dois, tanto o pai como a mai deberian poder abortar ao menino... porque voce sabe que cuando uma mulher faz un juizo de filiaçao, aunque3 o homem nao quera ao menino, ele esta obligado a responder por ele e fazer-se cargo do moleque. ¿Que acontecería se uma mulher quere fazerse um aborto mas o pai do menino nao quere? ¿Ha algum dereito sobre o menino nao-nato? ¿E si o pai fosse o que quizer fazer o aborto porque nao quere ser pai mais a mai nao quizer faze-lo? ¿Ese homem poderia renunciar a sua paternidad por escrito pra que depois ela nao reclame mediante um juizo de filiaçao? Eu acho que e muito dificil pensar em todas as opçoes possiveis sobre o tema do aborto. Tambem esto os casos das mulheres violadas, as que tem muitos filhos e já nao podem manter outro mais, as mulheres que vivem na mas absoluta pobreza... e acho que seria melhor uma politica que aiude tanto as mulheres como a homens a prevenir os filhos nao desejados (com os preservativos, anticonceitivos, vasectomias, etc, etc) e contemplar o aborto pra casos muito particulares como violacioes, peligro na vida da mae o enfermedades congenitas incuraveies no feto... acho que assim as mulheres teremos uma melhor qualidades na nossa saúde reprodutiva e aprenderemos mais sobre nossa sexualidade porque e algo que teremos toda a vida, mientras que o aborto e uma soluçao rápida pra acabar com um problema e que nao previene á mulher de proximos filhos nao desejados.

Me disculpa pelos erros, eu acho que escrivi em portunhol.
A gente se ve!

 

At 7/2/07 16:40, Anonymous Anónimo said...

SIM... à vida!

 

At 8/2/07 12:46, Blogger TF said...

http://coisasinsignificantes.blogspot.com/2007/02/contradies.html

http://coisasinsignificantes.blogspot.com/2007/02/o-feto-e-verruga.html

http://coisasinsignificantes.blogspot.com/2007/02/at-aqui-tenho-evitado-escrecer-sobre-o.html

 

At 8/2/07 21:09, Blogger Margarida said...

eu voto sim. pela liberdade de escolha, pela consciência de cada um, porque a nossa lei é humilhante e vergonhosa. porque o aborto irá existir sempre, que seja feito em condições dignas.

 

At 8/2/07 22:04, Anonymous Anónimo said...

Legalizar um crime só porque ele irá existir sempre... e para isso o melhor é ser em condições...?

Que dignidade pode haver na destruição de uma vida humana, seja num hospital com condições ou num quarto sujo?

Mais vale legalizarmos os assaltos ou assassinios... irão existir sempre.. fica à consciência de cada um... a lei é humilhante, há quem asssalte para comer... o melhor é fazê-lo em condições!??!!?...

Ser tolerante, liberal... é uma coisa. Outra é, resolver um problema não o resolvendo, aceitando meramente que ele existe e adminito-o por lei é outra. Quanto isso envolve a vida de alguém que não pode escolher, e quando envolve um outro (o pai) que não pode ter opinão...

Quantas mulheres viram condenadas por abortarem??? Quantas?...
Quantas mulheres abortaram porque na hora H não se preocuparam com mais nada e geraram um ser que não tem qualquer culpa?... A pilula do dia seguinte já existe! Para além disso há o preservativo, a pilula, a responsabilidade, o respeito por si próprio e pelo outro.

Faz-me impressão uma geração que sempre se disse pró-vida tomar atitudes legalizantes destas...

A sociedade carece de valores, cada vez mais! Teimamos em tirá-los, um a um, aos nossos filhos que nos seguirão! A visa é o valor supremo e deveria ser inatacável!

 

At 8/2/07 23:09, Blogger eli said...

Com já afirmei aqui, http://infusoes.blogspot.com/2007/02/despenalizao.html
sou a favor da vida, no entanto não podemos fazer de conta que está tudo bem.

Estando a dizer sim à despenalização do aborto, não estou a dizer sim ao aborto, se domingo o sim ganhar. Nenhuma mulher vai ser obrigada a abortar só porque o sim ganhou, mas tem o direito à escolha.

Desde o inicio dos tempos, desde o aparecimento dos primeiros seres humanos, Adão e Eva, que Deus nos deu um determinado poder: o direito de decidir entre o bem e o mal em consciência...

Quem sou eu para tirar esse poder a quem quer que seja.

 

At 8/2/07 23:40, Blogger Pedro242 said...

a questão aqui não é a vida, nesse ponto todos concordamos que o nascimento de uma criança é algo maravilhoso.

a questão em causa é uma e só uma, se uma mulher for "forçada" a abortar, sim forçada, porque ninguém faz isso voluntariamente e de animo leve, se o deve fazer em segurança num hospital com todo o acompanhamento médico especializado, ou se o deve fazer de uma forma ilegal em qualquer buraco, podendo prejudicar gravemente a sua saúde e arriscando ser condenada pelo crime de uma decisão que na altura lhe pareceu a melhor para ela e para o futuro da criança.

os abortos sempre vão existir, ao menos que sejam feitos em condições de segurança, e toda a mulher que o quiser fazer de certeza que o fará, ganhe o sim ou o não, é essa a minha opinião.

 

At 9/2/07 08:06, Blogger Dayana said...

ME disculpa Pedro, mais ninguem diz nada sobre o papel do homem pai da criança no aborto... Qual será o papel do homen? o a lei e só pra que as mulheres "escolham"? Voce como homem abortaria un filho nao desejado? Teria o valor pra fazer isso?

Eu acho que o referendo nao é claro neste ponto e que só poe as coisas numa forma racical de Sim o Nao quando há um monte de situacioes no meio.
Concordo que muitas mulheres nao faram o aborto se elas nao quizer mais tambem devem saber que há mulheres pobres que nao tem a opçao de escolher e sao obligadas a matar a seu filho nao-nato (eu moro na Argentina, se do que falo e isso pasa) aunque elas gostaríam de ficar com a criança alem de ser pobres.
Os abortos existiram sempre, ok, mais propor uma lei que contemple qué abotos poderam fazerse legalmente y quais nao (que seguramente se faram ilegelmente, mais a riesgo o asume quiem o faz) e dar mas dinheiro pra educaçao sexual e políticas reprodutivas é uma melhor opçao porque as mulheres precisamos de ter melhor educaçao sobre nossos corpos e nao uma autorizaçao legal para eliminar um problema feito de dois.

 

At 9/2/07 08:25, Anonymous Anónimo said...

A questão é também 'o que é decidir em consciência?'... Acham que as mulheres que o fazem fazem-no em consciência, numa decisão que nunca mais se arrependem??? Por todas as entrevistas sobre o tema que tenho lido ao longo dos anos nos jornais/revistas, parece-me que não!
As mulheres são muitas vezes pressionadas pela familia, e por uma necessidade do momento, para fazê-lo, arrependendo-se depois posteriormente. A legalização não as vai ajudar nem as defende!

A legalização é uma maneira fácil de ignorar um problema grave! Sim porque o verdadeiro problema não está nas condições de higiene, o problema está nas vidas envolvidas e no o que se fizer nessa altura marca para a vida e é irreversivel, assim como o foi no momento da concepção.

 

At 9/2/07 17:11, Anonymous Anónimo said...

A consciência é sempre a de cada um Gil, certa ou errada e quem somos nós para dizer se o fizeram ou não em consciência...

E podem ter a certeza qe nenhuma mulher faz um aborto só porque lhe apetece trata-se de uma decisão muito dificil de tomar... e é sempre a últma alternativa... eu como mulher penso assim...

 

At 9/2/07 19:25, Anonymous Anónimo said...

eu até estava a tentar evitar meter-me , mas...
a mim parece-me que aqui o que está em causa é realmente a consciência de cada um!
primeiro que tudo, um governo supostamente socialista a quem legitimamente foi conferido o poder de legislar deveria ter desde logo, como propos a js no longiquo ano de 1998, a despenalização; quando um primeiro referendo parecia não dizer respeito a ninguém excepto a algumas, poucas, mulheres...
hoje, quase 10 anos depois verificamos que a massificação dos media á volta deste assunto fez com que cada qual defendesse a sua "dama" com unhas e garras como se cada lado estivesse 100% correcto ( a tal história da velha moralidade á portuguesa, ninguém admitindo que o outro lado possa ter razões válidas que a sua consciencia realmente o impela a defender...)
a despenalização refere-se apenas às 10 primeiras semanas,sendo que os abortos que muitas mulheres praticam passam muito para além desse tempo, logo essas vão continuar a ser excluidas se pretenderem abortar( os defensores do sim acreditam que até ás 10 semanas tudo bem, a partir dai tornam-se adeptos do não que já se transforma num bébé( a teoria da vida tão apregoada pelos adeptos do não)!para a ciência não é tão linear assim que apenas se considere um feto a partir das 10 semanas, sendo que por volta das oito já está quase formado e o coração já bate independente, enfim, primeira hipocrisia...as mulheres q abortam , muitas delas fá-lo-ão não o querendo, mas muitos casos há , e basta olhar pr a holanda em que algumas mulheres o usam quase como meio anticonccepcional, algumas pessoas da nossa comunidade, com pouco educação e ainda menos recursos fizeram-no mais de uma dezena de vezes e ainda assim algumas tiveram mais que um ou dois filhos e muitas delas morreram por falta de condições, infelizmente...
é necessário que se dê apoio a quem realmente precisa antes!não vamos axo que se deva tentar resolver as coisas pelo fim, faz falta informação, faz falta muita cabecinha a muito boa gente...
há pessoas que votam não e dps engravidam e abortam por casos de uma noite, há pessoas que mesmo despenalizando o aborto vão continuar a fazer em clinicas( pois nunca admitirão que o fizeram) ,há quem vá continuar a fazer por estar fora do prazo legal,há quem por vergonha nunca vá recorrer a centros de saúde ou clinicas "oficiais" de aborto,há quem continue a recorrer a médicos que no estado declinam, mas na privacidade levam uns 2500 euros pr fazer o "desmancho"...
o que a mim me irrita profundamente nesta questão do aborto é que mais uma vez parece que decidimos por uma questão de lado da barricada,decidimos de consciência, mas parece que não analisamos as coisas desde a sua génese..
eu sou a favor da vida, como acho que todos somos, contra a penalização, mas principalmente sou contra a ESTUPIDEZ e a HIPOCRISIA que grassa na nossa sociedade que nos leva a estas votações , a ingenuidade existe , mas a leviandade tambem é um facto, a pobreza e as violações ocorrem( não existe um mundo perfeito mais uma vez infelizmente) mas tambem ocorrem as bebedeiras, os excessos sexuais...
se calhar o que devia acontecer era fazerem uma análise psicológicas a certos homens e certas mulheres e laquearem-nas e vasectomizarem-nos para que vidas não sofram...
quantos casos não há de grandes homens e grandes mulheres que vieram de um meio pobre, que mal tinham comida pr comer, roupa pr vestir e sobreviveram por força de mulheres corajosas que contra todas as condições os tiveram..
concordo com o aborto em casos de malformação do feto,violações, mas por capricho??e que n digam q n existe..
cada um de nós merece viver, se os nossos pais tivessem abortado onde estariamos nós?
sim á vida, não á hipocrisia que grassa dos dois lados da barricada..
é preciso passar e sentir pr saber, mas a vida é dura e temos que sobreviver...

 

At 10/2/07 17:35, Blogger The Star said...

Bem, que grande "discussão" saudável aqui vai.
Foi preciso tocares num assunto polémico que mexe com a consciência de todos para pores toda a gente a falar.

Apenas vou aqui dar a minha opinião, que é aquilo que eu defendo.

Vou votar SIM amanhã, não porque concorde com o aborto ou sequer com a lei que querem implementar.
Vou votar SIM, porque acho que a lei actual é sim um crime. Enviar para a prisão mulheres que abortaram que talvez o tenham feito porque a isso foram obrigadas?
Vou votar SIM, porque muitas mulheres/homens podem não ter condições de vida para sustentar os filhos. Se defendem a vida, que defendam uma vida de qualidade. As crianças têm esse direito, não?
Vou votar SIM, porque quem não tem possibilidade de ir fazer um aborto lá fora, fá-lo cá, sem quaisquer condições de higiene, arriscando a sua própria vida. Muitas pessoas defensoras do NÃO, são pessoas abastadas, que o fazem em clínicas particulares no estrangeiro, sem quaisquer riscos e que mesmo se a nova lei não for avante, vão continuar a fazê-lo…

Aquilo que não concordo na lei que se pretende implementar é a liberalização total do aborto até às 10 semanas. No meu entender, cada mulher que pretendesse abortar deveria ser objecto de estudo para se analisar se existiria realmente motivo para o fazer. No entanto, sei que isso é impraticável…

Por tudo isto, amanhã vou votar SIM.
SIM à vida com dignidade.
SIM à liberdade de escolha da mulher/homem.
SIM ao direito de abortar nas devidas condições.

 

At 23/2/07 16:32, Anonymous Anónimo said...

Pois é...

http://pipas.zip.io/index.html

 

Enviar um comentário

<< Home